Make your own free website on Tripod.com


Fundado em 26 de outubro de 2002


Principal

Grupo

Escotismo
Técnicas

Links

E-mail

Eventos
História
Livro de visitas
Serviços

             

 

 

 

 

 

              

 

 

 

 

 

 

 

 

CLÃ PIONEIRO - EQUIPES DE INTERESSE

    O Clã Pioneiro funciona como uma unidade, porém nem sempre é possível que todos do clã atuem juntos em todas a atividades. O sistema de patrulhas fixas e permanentes também não atende às necessidades e aos anseios do clã. Por isso, o clã desenvolve boa parte de suas atividades através das equipes de interesse.

    Essas equipes são formadas por dois ou mais integrantes do clã, que por afinidade de objetivos se unem e executam um projeto.

    As equipes de interesse podem atuar isoladas ou planejar uma atividade que envolva outros pioneiros e até mesmo todo o clã.

    A duração das equipes de interesse é determinada pelos seus objetivos, podendo desfazer-se quando os mesmos forem atingidos ou permanecer por um longo período se houver um trabalho mais duradouro envolvendo o mesmo fim.

    Praticamente, todas as atividades do clã podem se originar a partir das equipes de interesse.

    As reuniões do clã são programadas pelos pioneiros. Cada grupo de pioneiros que planeja uma reunião pode formar uma Equipe de Interesse. Os acampamentos, as atividades externas, os encontros, tudo sempre é organizado por alguns pioneiros que se interessam pela atividade e a planejam para que todo o clã participe.

    Existem também equipes de interesse que executam atividades onde praticamente só os interessados participam, embora a equipe sempre deva estar aberta para receber novos participantes ou curiosos que vez por outra apareçam. Esse tipo de equipe de interesse pode, por exemplo, pesquisar a história e as tradições do grupo escoteiro, da comunidade, do bairro, da cidade, ...ou desenvolver um projeto de adestramento para a alcatéia ou para a tropa escoteira.

    Há equipes de interesse mais permanentes onde os integrantes mais velhos que saem do clã vão sendo substituídos pelos mais novos que dão continuidade aos trabalhos. Entre essas podem estar as que desenvolvem atividades tradicionais do clã como montanhismo, espeleologia, náutica, modelismo,... ou equipes de interesse que conseguiram estabelecer algum tipo de trabalho de desenvolvimento comunitário que as sucessivas gerações do clã mantém.

    É bastante recomendável que as equipes apresentem periodicamente relatórios de suas atividades ao clã, mostrando assim o desenvolvimento do trabalho, incentivando outras equipes e até atraindo novos interessados.

    Normalmente, o trabalho das equipes de interesse é feito fora do horário normal de reunião do clã, permitindo assim que os integrantes da equipe se conheçam melhor e que encontrem a melhor forma de atingir seus objetivos.

    A forma de trabalhar de cada equipe de interesse vai depender de seus integrantes e dos objetivos a serem alcançados. Porém, todas as equipes devem escolher um líder e um vice-líder que podem ser mudados a critério desse grupo. O líder da equipe deve ser aquele que, no entender da mesma seja a melhor pessoa para conduzir todos à consecução dos objetivos e não necessariamente o mais velho, o mais experiente ou o "dono da idéia".

    Sempre que julgar necessário, a equipe poderá buscar apoio em profissionais de sua área de interesse.

    Cada pioneiro pode participar de quantas equipes de interesse quiser, devendo sempre lembrar-se que deve ter o tempo necessário para fazê-lo sem prejudicar com isso seus demais compromissos como pessoa, membro de família e da comunidade.

    Ao Mestre Pioneiro, cabe orientar da melhor forma possível a todas as equipes. À Comissão Administrativa, cabe supervisionar o desenrolar das atividades.

    Normalmente, a formação dessas equipes se dá espontaneamente, quando algum pioneiro tem uma idéia e começa a consultar os demais integrantes do clã sobre o que acham e se querem participar ou não. Uma vez formada a equipe de interesse, é importante que seus objetivos, seus integrantes, o líder e o vice-líder sejam informados ao clã, à Comissão Administrativa e ao Mestre Pioneiro.

     Veja abaixo alguns exemplos de Equipes de Interesse:

 

1.     - Vôo livre

2.     - Radio Amador

3.     - Piscicultura de aquário

4.     – Astrologia

5.     – Atletismo

6.     – Montanhismo

7.     – Biologia

8.     – Vela

9.     – Canoagem

10.  – Ciclismo

11.  - Pintura e desenho

12.  – Ecologia

13.- Música Instrumental

14.- Surf

15.- Wind-surf

16.- Esportes (futebol, vôlei, basket)

17.- Fotografia, Filmagem

18.- Teatro

19.- Judô

20.- Orientamento

21.- Canto, coral

22.- Declamação, oratória

23.- Debates

24.- Filosofia

Fonte: desconhecida.

 

Webmaster: Jairo Rodrigo Tomaszewski