Make your own free website on Tripod.com


Fundado em 26 de outubro de 2002


Principal

Grupo

Escotismo
Técnicas

Links

E-mail

Eventos
História
Livro de visitas
Serviços

             

 

 

 

 

 

              

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar ] Acima ] Avançar ]

Oficina de Reflexão (Colaboração de Isabella Botana)

Duração: Mínimo de 10 minutos
Material: Balões, papéis, canetas, aparelho de som.
Nº de Participantes: De 4 a 32.
Formação: Individual.
Local: Externo ou interno.
Aplicável para: Lobinhos.
Objetivo: Reflexão.
 
    Esta oficina de reflexão é uma sugestão de atividade que pode ser feita com os lobinhos, com a finalidade de leva-los a aprender a parar e pensar um pouco e a dividir o seu pensamento com os demais, ao mesmo tempo que acolhe o pensamento dos outros.
    Considerando a faixa etária do lobinho, os momentos de reflexão na Alcatéia devem ser mesclados a momentos de atividade, de modo que a reflexão se torne algo dinâmico e que atinja realmente os seus objetivos.
    Para essa atividade, o local pode ser ao ar livre (de preferência) ou dentro de uma sala. Observar e conduzir a atividade de forma que os momentos mais ativos não superem o objetivo de reflexão e troca de mensagens, que se quer alcançar.
 
Desenvolvimento:
    Cada lobinho deverá escrever num pedacinho de papel uma mensagem, oração, pensamento, etc.., e coloca-lo dentro de um balão. Em seguida, deverá encher o balão e amará-lo.
    Depois que todos encheram seus balões, coloca-se uma música para tocar e todos vão jogar/brincar com os balões, tendo em mente a idéia de que estão trocando as mensagens uns com os outros.
    Quando a música parar, os balões devem ser estourados e cada lobinho pegará uma mensagem (qualquer uma).
    Todos se sentam em círculo e as mensagens serão lidas em voz alta para todos. A mensagem pode ou não estar identificada com o nome de quem escreveu, mas é aconselhável combinar previamente com as próprias crianças se haverá ou não identificação. Cada um leva para casa a mensagem que recebeu.

 

Webmaster: Jairo Rodrigo Tomaszewski